Pesquisar no blog

banner

startMiner - free and simple next generation Bitcoin mining software

domingo, 16 de maio de 2010

"UM MENESTREL VISIONÁRIO"







Zé Ramalho, nasceu a 3 de outubro de 1949, José Ramalho Neto é o o seu nome. Quando tinha 2 anos, ficou órfão de pai, que morreu afogado num açude do sertão. Com isso, a sua mãe, professora primária, entregou-o para ser criado pelos avós, que tinham melhores condições financeiras. Por isso Zé pode estudar nos melhores colégios da cidade e até estudar medicina.

A vida artística de Zé Ramalho, começou cantando em conjuntos de baile inspirados na jovem guarda e no rock inglês.
Passado algum tempo, Zé estava a tocar viola na banda de Alceu Valença, nesse espectáculo ele tinha a oportunidade de interpretar uma composição sua. Mas a oportunidade foi por água abaixo quando Zé resolveu modificar uma das apresentações da tourné. O público gostou, mas Alceu detestou e zangou-se com o colega. A amizade só seria recuperada um ano depois, quando Alceu incluiu, de surpresa, uma música de Zé no seu novo espectáculo.

Antes de ser famoso, Zé Ramalho dormiu em bancos de praças e trabalhou numa gráfica para poder continuar a apostar no seu próprio talento.

Foi em 1978 que Zé Ramalho gravou o seu primeiro disco a solo. A crítica elogiou o seu trabalho e o público comprou-o, maravilhados com as letras cheias de imagens míticas e o tom profético das interpretações. Foi assim que Zé ganhou o prémio de melhor cantor revelação da Associação Brasileira de Produtores de Disco e da Rádio Globo.

A carreira de Zé ficou consolidada em 1979, quando ele lançou o seu maior clássico, "Admirável Gado Novo", mas foi em 1996 que este tema começou a tocar sem parar nas rádios, graças à sua inclusão na banda sonora da novela O Rei do Gado, da TV Globo.

Nenhum comentário: